top of page

Sobre a Felicidade, afinal como buscar?

Atualizado: 10 de jun.

Crianças contemplando a praia em uma bela paisagem.
Crianças contemplando a praia em uma bela paisagem.

Vivemos em uma luta constante em busca da felicidade. Mas afinal de contas, o que é a felicidade para você? A felicidade é um conceito abstrato e cada um vai enxergá-la de uma maneira diferente. Para alguns é conquistar a casa própria, um carro, uma viagem com a família, um casamento, seja lá o que for, em todos os casos a felicidade está na realização de algum sonho, desejo.

Quando você diz “Serei feliz quando tiver minha casa, meu carro.” “Serei feliz quando me formar.” “Serei feliz quando for promovido no meu trabalho.” Em todos esses caso, você atribui a sua felicidade a uma condição, o que os psicólogos chamariam de felicidade condicional.

Segundo essa lógica de pensamento, você acaba antecipando um acontecimento futuro por ansiedade, imaginando algo que deseja, ansiando por alguma situação que te faça feliz e aquilo não chega, gerando um problema. E por mais prazeroso que isso possa parecer, destrói sua chance de encontrar felicidade no aqui e agora.


A felicidade está na contemplação do momento presente.


De acordo com Epicteto, precisamos escolher entre buscar esse anseio e sua felicidade, pois os dois são incompatíveis. Localize esse anseio e veja-o tal como é: o inimigo do seu contentamento. Abaixo está uma de suas reflexões:

” É inteiramente impossível unir a felicidade a um anseio por aquilo que não temos. A felicidade tem tudo que ela quer e, como os bem alimentados, não deveria ter fome ou sede.” Epicteto, Discursos, 3.24.17

Outro pensador, Schopenhauer (filósofo alemão) diria que a felicidade é algo momentâneo, pois o prazer seria um momento fugaz de ausência de dor e que não existe satisfação durável, fazendo a vida oscilar entre o sofrimento e o tédio. Para ele a filosofia estoica é o “ponto mais alto que o homem pode alcançar pelo mero uso de sua faculdade da razão”.


Uma coisa em comum que podemos perceber a respeito da citação desses filósofos é que o desejo de querer sempre mais, acaba levando o ser humano ao sofrimento, pois o homem nunca estará satisfeito com uma única coisa.


Em minha opinião, a felicidade é sinônimo de liberdade, um estado de espírito no qual somos plenamente gratos a tudo que nos acontece, independentemente das circunstâncias.


Por fim, diante desta nossa reflexão, entendemos que a melhor maneira de lidar na busca da felicidade está em encontrar um equilíbrio entre aquilo que você deseja e aquilo que você tem, como se fosse uma balança, pois se o seu anseio por mais for maior do que aquilo que você possui, estará alimentando um grande inimigo sem ao menos perceber: um descontentamento com o momento presente.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page