top of page

Sobre a Diversificação no mundo dos investimentos

Atualizado: 7 de jun.

Entender o significado de diversificação dos investimentos é crucial para ter sucesso no mercado financeiro, e este princípio é o segredo do sucesso de grandes investidores.


A diversificação serve para diminuir o risco de exposição à oscilação de um único ativo ou setor, o que vem aquela famosa frase "não coloque todos os ovos em uma cesta só".


O segredo é diversificar seu capital em vários ativos de diferentes setores da economia que possuem um alto grau de liquidez, com bons indicadores fundamentalistas e empresas sólidas no mercado. Uma pequena parte, entre 10% a 30%, você pode alocar em ativos com potencial de crescimento com base no seu preço de cotação.


Trago dois exemplos do que estou falando:


Você usa toda sua margem (ou seja, 100% ) operando comprado em um ativo que está com tendência de queda, na expectativa de que você irá lucrar com a alta dele.

Seu preço de cotação começa a cair por falta de liquidez na compra e você toma prejuízo, podendo limitar seu loss ou acabar zerando tudo.


Neste segundo cenário você divide a margem em 50% no primeiro ativo e 50% no segundo.

O que acontece é que você não toma prejuízo, pois você optou por uma escolha mais racional ao diversificar. Enquanto o primeiro está em queda, o segundo está em alta, compensando a perda no primeiro.


Se você for um investidor conservador, você vai optar por investir de forma diversificada e minimizar os riscos de perda do dinheiro.


Se você for um iniciante no mercado, a melhor opção é começar a formar uma reserva de emergência com ativos de renda fixa, que pagam um retorno já prefixado e que não sofrem com a volatilidade de preço do mercado.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page