top of page

O que é Economia?

Atualizado: 10 de jun.

Uma rua movimentada de uma cidade grande
A busy street in a big city.


Afinal de contas, o que é Economia e qual sua importância no contexto atual?

Economia é a ciência social que estuda a maneira como os bens e serviços são produzidos, distribuídos e consumidos.


Economia tem sua origem nos termos gregos Oikos (casa) e Nomos (lei), ou seja “lei da casa”. O cuidado com a casa é a base da economia e mostra a importância de adotarmos modelos econômicos que buscam zelar pelo nosso planeta, para nos desenvolver de modo sustentável.


Uma economia sustentável é aquela que foca o seu crescimento no bem-estar do ser humano. O conceito de economia circular propõe um reaproveitamento de tudo que é produzido, reutilização de materiais e energia, em uma espécie de um ciclo. A Economia Solidária é uma forma autônoma de gerir os recursos humanos e naturais de maneira que as desigualdades sociais sejam reduzidas a médio e longo prazo. Esse modelo repensa a relação com o lucro, transformando todo o trabalho gerado em benefício para a sociedade como um todo, e não apenas para uma parcela dela.“ A economia verde é uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.


No entanto, não devemos nos deter ao conceito de economia apenas voltado ao foco financeiro. A economia possui várias vertentes: economia circular, economia solidária, economia verde, economia sustentável, etc…


Há muitas divergências entre os filósofos a respeito dessa ciência, cada um em seu contexto. Por exemplo Adam Smith acreditava que os governos não deviam interferir no comércio, que o mercado se equilibrava naturalmente por meio de uma “mão invísivel”. Thomas Maltus achava que com o crescimento da população, a oferta de alimentos não seria suficiente para todos e não conseguiria manter o ritmo, provocando um desequilíbrio crescente, a superpopulação era a ameaça. David Ricardo previa que, segundo o “princípio da escassez”, os altos preços das terras, provocaria uma crescente apropriação da renda e da produção nas mãos dos proprietários de terras.


Enfim, muitos desses filósofos influentes nos mostraram que a “economia” se move por meio da oferta e da demanda e que devemos sempre buscar uma forma de gestão dos recursos limitados e escassos do nosso planeta da melhor maneira possível para que não ocorram esses desequilíbrios que já aconteceram no passado.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page