Política

A base de um Estado democrático é a liberdade.

Aristóteles (384-322 a.C)

Aqui nesta página você vai encontrar também diferentes conteúdos sobre o que pensam os antigos filósofos e suas grandes ideias a respeito da Política. Sabemos que é muito importante ligarmos a essa página de Economia a Política, pois esta exerce uma forte influência sobre o sistema econômico que você vive, pois o tipo de governo também impacta no bem-estar social.

Então, tomei a liberdade de pesquisar mais profundamente sobre esses antigos filósofos e deixar aqui alguns de seus pensamentos para que possamos pensar de uma maneira mais crítica as diferentes formas de política do mundo.

Vou começar por Aristóteles, que viveu na Grécia antiga e passou grande parte de sua vida em Atenas. Aristóteles acreditava que os humanos tinham forte tendência natural a formar unidades sociais, por isso dizia “O homem é por natureza um animal político.” Essas unidades sociais eram cidade-estado chamadas de polis e tinham sua própria forma de organização constitucional.

Dentro da polis, os cidadãos desenvolviam a organização que garantia a segurança, estabilidade econômica e justiça do Estado, e isso tudo para Aristóteles dependia do tipo de governo que as pessoas escolhiam. Aristóteles examinou então, as diferentes espécies de governo, suas forças e fraquezas.

Formas de Governo

Existem basicamente três tipos de governo: uma única pessoa, um grupo seleto ou por muitas pessoas. Para ele, um governo bom é aquele que age em favor da população como um todo.

Por outro lado, um governo defeituoso é aquele em que há uma classe dominante que utiliza o Estado em favor de seus interesses próprios, governando para poucas pessoas. Esse tipo de governo levava à desigualdade e injustiça:

Então, deixo aqui um questionamento segundo a visão do filósofo: quem governa e a favor de quem se governa?

A Monarquia e a Aristocracia são formas de governo verdadeiro para ele na medida em que essa única pessoa ou um grupo seleto governasse em prol de todos os interesses da população. A Tirania e a Oligarquia seriam então uma forma corrompida desse governo. E a democracia para ele apesar de ser governado por muitos, também teria sua falha. A conclusão, de acordo com Aristóteles, seria a Politeia a melhor forma de regime.

Atenas

Atenas é o berço da democracia mundial.

  • Política
  • Ética
  • Justiça, Igualdade

A base de um Estado democrático é a liberdade.

Aristóteles


  • Indicadores Econômicos
    Neste post falo sobre os principais indicadores econômicos do país.
  • 📚Educação Financeira
    Aqui você vai entender mais um CONTEÚDO MUITO IMPORTANTE NOS DIAS DE HOJE.
  • Contribution to Green Economy & Sustainable Development – Part 1
    Hi, Good morning to all. What about valuing the natural resources you have in your environment? Today I woke up with an idea to plant an orange seed with no commitment if it will grow or not. Suddenly, a sir came to me and said: “Don’t worry, everything you plant in soil, it will grow! So, I leave here a question: How about you plant …