Contabilidade

O que é, qual seu objetivo e o que isso tem a ver com Economia? Tudo!

A contabilidade é a ciência que tem como principal objeto estudar o patrimônio das entidades. 

O objetivo da contabilidade é acompanhar a evolução econômica e financeira de uma empresa, cuja função é exercida pelo contador, que analisa, desenvolve e fornece informações e dados para avaliar a situação financeira desta, o seu desempenho.  

O campo de atuação desse profissional é bem amplo, podendo ser autônomo, sendo um auditor independente, por exemplo, ou trabalhar em bancos, empresas, em órgãos públicos, contador público, fiscal de tributos, controlador de arrecadação, tribunal de contas, governo e também na área do ensino, atuando como professor, pesquisador, consultor, escritor, além de outros cargos. 

A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades, com as seguintes alternativas: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Analista Econômico e Financeiro, Consultor, Professor, Pesquisador, Consultoria e Perícia Contábil. 

A Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral é dividida em vários ramos: Contabilidade Pública, Industrial, Hospitalar, Rural, Comercial, Imobiliária, de Seguros, Serviços, Transportes, Entidades sem fins lucrativos, entre outros. 

No Brasil, a contabilidade surgiu juntamente com o desenvolvimento da sociedade colonial. 

Antigamente o mercado de trabalho não exigia dos profissionais da área de Contabilidade o ensino superior. Atualmente, o profissional desta área deve ter um conhecimento vasto e qualificado para atender as mudanças e necessidades do mercado. 

Algumas áreas como Ciências Econômicas e Administração de Empresas estão diretamente relacionadas à Contabilidade, entretanto, a Contabilidade é vista em outros cursos como Direito, Faculdade de Comunicação, etc. 

É importante lembrar que além dos relatórios contábeis, há diversos outros indicadores econômico-financeiros que são necessários para que um empreendedor tome as melhores decisões, tais como TIR, Payback, VPL, FV, entre outros, porém isso é uma assunto para outro tópico e está relacionado com a Matemática Financeira e Engenharia Econômica.