Algumas lições do livro “Desperte o Gigante Interior” – Anthony Robbins
O autor do livro traz ao fato de que há um potencial oculto em todos nós que, na maioria das vezes, não é explorado. O objetivo deste livro é mostrar que temos poderes adormecidos e que se postos em prática, pode revolucionar nossas vidas e despertar a uma nova consciência. Aprender a entender o que nos leva a fazer o que fazemos está na compreensão profunda de nosso subconsciente através da autoanálise.
Entender como nosso subconsciente está operando é entender como estão nossas crenças e convicções a respeito da realidade. Temos crenças e convicções limitadoras que nos impedem de realizar qualquer mudança real e duradoura em nossas vidas. Sem assumirmos o controle destes sistemas de convicções, não conseguimos provocar essa mudança.
Segundo o autor, devemos nos concentrar em dominar essas cinco áreas da vida:
- Controle Emocional: tudo o que fazemos é para mudar o jeito que sentimos. Entregamo-nos à mercê de eventos externos que não temos controle, deixando de assumir o comando de nossas emoções sobre as quais temos todo o controle. É importante identificarmos através da autoanálise quais emoções nos fortalecem e quais nos enfraquecem.
- Controle Físico: vale a pena ter tudo que você sempre sonhou e não dispor de saúde física para desfrutar? Você acorda todos os dias energizado, cheio de vigor ou com dores? O autor mostra a importância de obter uma boa saúde física para se sentir bem e melhorar sua qualidade de vida, substituindo hábitos ruins por bons, tanto na questão alimentar quanto em suas atividades rotineiras.
- Controle de Relacionamentos: crie relacionamentos de qualidade e aprenda a ligar-se com as pessoas ao nível mais profundo. Ninguém cresce e torna-se bem sucedido sozinho.
- Controle Financeiro: a chave não é a mera caçada à fortuna, mas sim a troca de convicções e atitudes quanto ao dinheiro, de modo a considerá-lo como um recurso para contribuir no sentido que deseja, e não como um fim em si, ou como a própria felicidade. As pessoas fantasiam que ter mais dinheiro é a solução para seus problemas e vivem em busca disso. Para moldar um destino financeiro de abundância, primeiro precisa mudar o que causa escassez em sua vida.
- Controle do Tempo: obras primas levam tempo. Quantos de nós sabemos realmente aproveitar o tempo? O tempo deve ser nosso aliado e esta lição ensina como tomarmos decisões verdadeiras, como controlar seu desejo
O equilíbrio destas cinco áreas é o que te leva a assumir o comando e levar uma vida plena.
Aquilo que você associa dor e prazer molda seu destino. Se associarmos uma dor maciça a qualquer ‘padrão emocional’ ou comportamento, evitaremos ceder a esse padrão de qualquer maneira e conseguiremos modificar virtualmente qualquer coisa em nossas vidas.
Segundo Marco Aurélio, filósofo da Grécia Antiga e do Estoicismo:
“Se você se aflige com qualquer coisa externa, o sofrimento não é causado pela coisa em si, mas por sua própria avaliação a respeito; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento.”
É a maneira como interpretamos os eventos que determina como pensamos a respeito de nós mesmos e como agiremos no futuro.
A verdade é que podemos aprender a condicionar nossas mentes, corpos e emoções, a vincular dor e prazer a qualquer coisa que desejarmos, somos os únicos seres do planeta capazes de fazer isso.

Exemplo: se você fuma e sabe que o cigarro faz mal, você continua fumando porque condicionou seu corpo a vincular prazer a fumar, ou porque teme que parar seria doloroso demais. O que você deve fazer é vincular dor suficiente ao ato de fumar e suas consequências para a saúde, e assim, se conhecer alguém que deixou de fumar, vai descobrir que esse comportamento mudou no dia em que de fato o que ‘fumar’ significava para ela.
O livro é bem extenso e apresenta uma quantidade significante de conhecimento transformador em sua vida, recomendo a leitura.
#mindset #crescimentopessoal #psicologia #estoicismo #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento