Você sabe como desenvolver o autocontrole?

Ter controle emocional diante de situações adversas que aparecem em sua vida é primordial para mantê-la em equilíbrio e isso gera resiliência. A adversidade faz parte do ciclo natural da vida, e é isto mesmo que te move a alcançar novos rumos, uma vez que não há prazer e nem satisfação em continuar com algo que não está dando certo.

Quando você entra em uma situação de desemprego, por exemplo, sua mente tende a priori a querer fazer coisas para ocupar aquele espaço de tempo que antes era ocupado pelo seu trabalho e que te proporcionava renda ao final do mês.

Lembre-se que o estoicismo https://rvjeconomics.com/2022/12/11/estoicismo-e-a-sociedade-moderna/ te ensina que você não tem o poder de controlar o ambiente externo, e sim o que pensa sobre a circunstância criada. No caso do desemprego, você pode moldar a sua opinião a respeito disso e pensar: “Bom, se eu estou/entrei nessa condição, significa que há algo que eu ainda não sei e preciso melhorar.” Vou aprimorar minhas habilidades, estudar e fazer novos cursos.”

A ideia que compartilho é de que a única coisa que você tem de fato é o poder de escolher e controlar melhor seus pensamentos, filtrando os bons e descartando os ruins. Crie o hábito de se questionar: “esse pensamento é bom para mim?”.

Dessa forma, é essencial que você estabeleça novos objetivos e tarefas para alcançá-los. Isto fará com que você preencha a lacuna que estava faltando. Segundo o livro 7 hábitos de pessoas altamente eficazes: “comece com um fim em mente.” Ter um objetivo não é garantia que você vá alcançá-lo, mas não ter um objetivo é uma garantia que você não alcançará.

Segundo o livro O poder do Hábito, somos criaturas de hábitos e existe um ciclo de ação e compensação em nossa rotina. Isto explica porque temos medo de ficar parados e procuramos luta, ação. A única forma de mudarmos um hábito é adotarmos um novo.

Aqui estão alguns hábitos bons que você deve sempre adotar em qualquer situação de vida:

  • Leitura/Estudos: praticar ler livros diariamente ajuda na liberação do hormônio Seratonina (estabilizador do humor), além de expandir sua mente a novas formas de pensar e novos conhecimentos.
  • Meditação: a arte de observar seus pensamentos e entender que eles vem e vão (também libera Seratonina), e com isso você desenvolve a habilidade de filtrar apenas pensamentos bons, descartando os pensamentos negativos.
  • Atividade física: se exercitar, praticar esportes libera endorfina (hormônio que alivia o stress), além de te trazer saúde e bem-estar, um condicionamento físico melhor.
  • Comer bem, dormir bem, escutar músicas boas, alcançar objetivos, completar tarefas: libera dopamina (este hormônio provoca uma sensação de prazer, satisfação e aumenta a sua motivação).

A prática desses hábitos saudáveis ajudarão você a controlar sua ansiedade (querer algo que está fora do seu controle) e te trazer equilíbrio, além da sensação de bem-estar e melhora na qualidade de vida.

Por fim, espero que esta leitura possa te ajudá-lo a entender a importância do autocontrole e que tudo está na forma como você interpreta seus pensamentos, e que isso te traga inspiração e ação para fazer uma semana e um ano grandioso em sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s