
Vivemos em uma sociedade moderna cujo modo de produção predominantemente capitalista nos impõe certos condicionamentos e pressões sociais, sem aos quais percebemos e nem mesmo chegamos a essas reflexões, uma vez que estamos ocupando nossas mentes cada vez mais em torno do trabalho, ganhando dinheiro e trocando por prazeres imediatistas, buscando cada vez mais e mais, num ritmo acelerado, frenético, nos causando vários problemas de natureza psicológica, como ansiedade, depressão, burnout.
Esse estímulo provocado pelo sistema e pelo avanço das redes sociais nos força a ser cada vez mais ‘produtivos’, nos manter cada vez mais ‘informados’. As relações sociais viraram trocas de interesses econômicos e políticos, nos afastando cada vez mais da filosofia, deixando nossa mente confusa e esquecendo de nossa verdadeira natureza.
O estoicismo foi uma escola de filosofia fundada em Atenas por Zenão no início do século III a.C. O objetivo do Estoicismo é pregar o uso da razão como forma de melhorar nossa qualidade de vida, através do exercício da nossa percepção e julgamentos adequados.
E como podemos tirar lições e ensinamentos valiosos?
O Estoicismo nos ensina que algumas coisas estão sob nosso controle, outras não. Você não controla a situação, mas o que pensa sobre ela. Você decide se esses acontecimentos são bons ou não.
Epicteto
“Ocupe-se apenas daquilo que você pode controlar.”
Filósofos como Marco Aurélio, Sêneca e Epicteto falam sobre felicidade, paixões, emoções, o que é cultivar uma vida com propósito e sabedoria.
Segundo a filosofia estoica, a felicidade é um conjunto de virtudes que contempla autocontrole, coragem, justiça e sabedoria, e são as interpretações errôneas e equivocadas das coisas que nos acontecem é que causam a maior parte de nossos problemas. Ao controlar nossas percepções, obtemos clareza mental.
Sêneca, Sobre a Brevidade da Vida
“Não é a atividade que transtorna as pessoas, são as falsas concepções das coisas que as enlouquecem.”
Lembre-se do que está sob seu controle e do que não está, e que a única coisa que possuímos de verdade é a nossa capacidade de fazer escolhas e de usar a razão e o bom julgamento.
“Tudo de que precisas é isto: certeza de julgamento no momento presente; ação para o bem comum no momento presente, e uma atitude de gratidão no momento presente por tudo que te ocorra.
Marco Aurélio, Meditações.
Espero que tenham gostado e que isso ajude a lidarmos com os problemas de nosso cotidiano de uma forma mais equilibrada e tranquila, a fim de melhorar nossa qualidade de vida.
Um comentário sobre “Estoicismo e a Sociedade Moderna”