Você sabe qual a diferença entre Especular x Investir?

Com o avanço da internet e dos canais de meios de comunicação, propagação de vídeos e anúncios… Youtube, Instagram… ‘invista R$100,00 e multiplique seu dinheiro rapidamente’. Muitas pessoas acabam inconscientemente utilizando o termo “investir” sem ao menos ter um conhecimento mais aprofundado sobre o conceito.

Infelizmente ou felizmente te digo que isso não existe. Promessas de lucros rápidos, ‘Bitcoin não para de subir…” criptomoedas, enfim. O que você vê na frente da tela não passam de ‘preços teóricos’ refletidos em um mercado financeiro digital por meio de gráficos ou candles (barras de alta e baixa). Este mercado reflete o comportamento dos traders (negociantes de ativos financeiros que visam lucrar com sua variação).

O mercado financeiro se move por meio da oferta e demanda. Este sempre chega a um preço justo, um preço de equilíbrio onde em qualquer nível que estiver, sempre será o melhor preço daquele momento. Os preços nunca são tão altos ou tão baixos que possam ser comercialmente aproveitados. Está aqui a hipótese do mercado eficiente, toda informação disponível já está refletida nos preços vigentes.

O próprio conceito de especular significa levantar uma hipótese, pressupor, presumir, teorizar.

A especulação financeira é o ato de negociar um ativo a fim de lucrar com sua variação. Você pode vender e acreditar na queda ou comprar pensando em vender mais caro. Percebe que você não sabe qual será o resultado disso? Você não vai conseguir prever a direção do mercado.

Segundo Graham, um influente economista inglês, uma operação de investimento é aquela que, após minuciosa análise, promete a segurança do principal e um lucro satisfatório”. As operações que não cumprem esses requisitos são especulativas. Um de seus grandes seguidores é o bilionário Warren Buffet, que através dos ensinamentos de Graham, adotou a estratégia do Buy & Hold.

Investir significa ter uma lógica consistente e margem razoável de retorno, sem comprometer o principal. Lembre-se, estou falando aqui de investimento em termos financeiros, mas nunca se esqueça que a maior lição de investimento é você descobrir quem você realmente é.

Um comentário sobre “Você sabe qual a diferença entre Especular x Investir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s