Inflação – conceito e como se proteger

Inflação é um aumento generalizado no nível de preços de uma economia. Esta afeta principalmente as classes menos favorecidas da sociedade, ao qual teve um aumento de apenas 5% no salário mínimo, enquanto a taxa de inflação acumulada em um ano está na casa dos 10,25%. Isso significa que o brasileiro com renda de 1 salário teve uma perda de poder de compra por volta de 5% no ano.

O principal instrumento utilizado pelo Banco Central para conter a alta da inflação é a taxa básica de juros (SELIC) definida sob um sistema de metas de inflação, determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Você pode consultar aqui também o PDF através deste link: https://rvjeconomics.com/2021/04/01/indicadores-economicos/

E como se protege da inflação? Vou deixar aqui algumas dicas.

  1. Analise seus gastos e corte principalmente aqueles que são supérfluos e que a variação de preço foi muito grande (Obs.: não precisa cortar a cerveja do final de semana, muito menos se economizar em alimentos essenciais).
  2. Guardar sua economia e investir gradativamente em Títulos do Tesouro Direto atrelados a SELIC e ao IPCA, o que garante seu poder de compra e te protege contra a inflação.
  3. Lembrando que títulos de dívida do governo é um investimento real e não especulativo, e garantido sua rentabilidade, que pode ser pré fixada ou pós fixada, a depender da sua categoria.

Fontes:

#educaçãofinanceira #economia #economics #

Um comentário sobre “Inflação – conceito e como se proteger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s