
Inflação é um aumento generalizado no nível de preços de uma economia. Esta afeta principalmente as classes menos favorecidas da sociedade, ao qual teve um aumento de apenas 5% no salário mínimo, enquanto a taxa de inflação acumulada em um ano está na casa dos 10,25%. Isso significa que o brasileiro com renda de 1 salário teve uma perda de poder de compra por volta de 5% no ano.
O principal instrumento utilizado pelo Banco Central para conter a alta da inflação é a taxa básica de juros (SELIC) definida sob um sistema de metas de inflação, determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Você pode consultar aqui também o PDF através deste link: https://rvjeconomics.com/2021/04/01/indicadores-economicos/
E como se protege da inflação? Vou deixar aqui algumas dicas.
- Analise seus gastos e corte principalmente aqueles que são supérfluos e que a variação de preço foi muito grande (Obs.: não precisa cortar a cerveja do final de semana, muito menos se economizar em alimentos essenciais).
- Guardar sua economia e investir gradativamente em Títulos do Tesouro Direto atrelados a SELIC e ao IPCA, o que garante seu poder de compra e te protege contra a inflação.
- Lembrando que títulos de dívida do governo é um investimento real e não especulativo, e garantido sua rentabilidade, que pode ser pré fixada ou pós fixada, a depender da sua categoria.
Fontes:
#educaçãofinanceira #economia #economics #
2 comentários sobre “Inflação – conceito e como se proteger”