O que é Economia?

Afinal de contas, o que é Economia e qual sua importância no contexto atual?

Economia é a ciência social que estuda a maneira como os bens e serviços são produzidos, distribuídos e consumidos.

Economia tem sua origem nos termos gregos Oikos (casa) e Nomos (lei), ou seja “lei da casa”. O cuidado com a casa é a base da economia e mostra a importância de adotarmos modelos econômicos que buscam zelar pelo nosso planeta, para nos desenvolver de modo sustentável. 

Uma economia sustentável é aquela que foca o seu crescimento no bem-estar do ser humano. O conceito de economia circular propõe um reaproveitamento de tudo que é produzido, reutilização de materiais e energia, em uma espécie de um ciclo. A Economia Solidária é uma forma autônoma de gerir os recursos humanos e naturais de maneira que as desigualdades sociais sejam reduzidas a médio e longo prazo. Esse modelo repensa a relação com o lucro, transformando todo o trabalho gerado em benefício para a sociedade como um todo, e não apenas para uma parcela dela.“ A economia verde é uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.

No entanto, não devemos nos deter ao conceito de economia apenas voltado ao foco financeiro. A economia possui várias vertentes: economia circular, economia solidária, economia verde, economia sustentável, etc…

Há muitas divergências entre os filósofos a respeito dessa ciência, cada um em seu contexto. Por exemplo Adam Smith acreditava que os governos não deviam interferir no comércio, que o mercado se equilibrava naturalmente por meio de uma “mão invísivel”. Thomas Maltus achava que com o crescimento da população, a oferta de alimentos não seria suficiente para todos e não conseguiria manter o ritmo, provocando um desequilíbrio crescente, a superpopulação era a ameaça. David Ricardo previa que, segundo o “princípio da escassez”, os altos preços das terras, provocaria uma crescente apropriação da renda e da produção nas mãos dos proprietários de terras.

Enfim, muitos desses filósofos influentes nos mostraram que a “economia” se move por meio da oferta e da demanda e que devemos sempre buscar uma forma de gestão dos recursos limitados e escassos do nosso planeta da melhor maneira possível para que não ocorram esses desequilíbrios que já aconteceram no passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s